De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol
- O recorde de gols em Copas é do francês Fontaine com 13 gols;
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.
Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).
terça-feira, 22 de junho de 2010
HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO
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quinta-feira, 29 de abril de 2010
LEIS DE NEWTON
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.

Segunda Lei de Newton: Princípio da Dinânica
A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
Terceira Lei de Newton: Ação e Reação
A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

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quinta-feira, 24 de setembro de 2009
OS GRUPOS SANGUÍNEOS
O fornecimento seguro de sangue de um doador para um receptor requer o conhecimento dos grupos sanguíneos. Estudaremos dois sistemas de classificação de grupos sanguíneos na espécie humana: os sistemas ABO e Rh. Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação aos sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos. Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas hemácias, o sangue é assim classificado:
- Grupo A – possui somente o aglutinogênio A;
- Grupo B – possui somente o aglutinogênio B;
- Grupo AB – possui somente o aglutinogênio A e B;
- Grupo O – não possui aglutinogênios.
No plasma sanguíneo humano podem existir duas proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutinina anti-B.
Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A, da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam a aglutinação ou o agrupamento de hemácias, o que pode entupir vasos sanguíneos e comprometer a circulação do sangue no organismo. Esse processo pode levar a pessoa à morte.
Na tabela abaixo você pode verificar o tipo de aglutinogênio e o tipo de aglutinina existentes em cada grupo sanguíneo:
Grupo sanguíneo | Aglutinogênio | Aglutinina |
A | A | anti-B |
B | B | anti-A |
AB | A e B | Não possui |
O | Não possui | anti-A e anti-B |
A existência de uma substância denominada fator Rh no sangue é outro critério de classificação sanguínea. Diz-se, então, que quem possui essa substância no sangue é Rh positivo; quem não a possui é Rh negativo. O fator Rh tem esse nome por ter sido identificado pela primeira vez no sangue de um macaco Rhesus.
A transfusão de sangue consiste em transferir o sangue de uma pessoa doadora para outra receptora. Geralmente é realizada quando alguém perde muito sangue num acidente, numa cirurgia ou devido a certas doenças. Nas transfusões de sangue deve-se saber se há ou não compatibilidade entre o sangue do doador e o do receptor. Se não houver essa compatibilidade, ocorre aglutinação das hemácias que começam a se dissolver (hemólise). Em relação ao sistema ABO, o sangue doado não deve conter aglutinogênios A; se o sangue do receptor apresentar aglutininas anti-B, o sangue doado não pode conter aglutinogênios B.
Em geral os indivíduos Rh negativos (Rh -) não possui aglutininas anti-Rh. No entanto, se receberem sangue Rh positivo (Rh +), passam a produzir aglutininas anti-Rh. Como a produção dessas aglutininas ocorre de forma relativamente lenta, na primeira transfusão de sangue de um doador Rh + para um receptor Rh -, geralmente não há grandes problemas. Mas, numa segunda transfusão, deverá haver considerável aglutinação das hemácias doadas. As aglutininas anti-Rh produzidas dessa vez, somadas as produzidas anteriormente, podem ser suficientes para produzir grande aglutinação nas hemácias doadas, prejudicando os organismos.
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terça-feira, 18 de agosto de 2009
NÚMEROS PRIMOS
NÚMERO PRIMO é, então, um número natural maior do que 1 divisível somente por 1 e por si mesmo.2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89, 97.
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INFLUENZA A (H1N1)
Quanto tempo dura vivo o vírus suíno na maçaneta da porta ou superfície lisa? Até 10 horas
Qual a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aéria não é mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que ele se instale o vírus é a umidade ( mucosa da boca, nariz e olhos).
O vírus é mortal? Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
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sexta-feira, 17 de julho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
SISTEMA DIGESTÓRIO
O gás no nossos intestinos vem de várias fontes: do ar que engolimos, do gás que passa do sangue para os intestinos, produção através das reações químicas que ocorrem no aparelho digestivo, e gás produzido pelas bactérias que constituem a flora intestinal.
O que faz os peidos federem?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio. Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais seus peidos vão feder. Pratos como couve-flor, ovos e carne são notórios por produzirem peidos fedidos, enquanto feijão produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedidos.
Por que peidos fazem barulho?
Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal. O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.
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terça-feira, 23 de junho de 2009
CURIOSIDADE
Por que as formigas se deslocam em fila indiana?É para não se perder! Andando, a formigas colocam no seu caminho uma substância cheirosa que todas as formigas de uma mesma família reconhecem. Basta seguir esse caminho cheiroso para voltar para casa!
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segunda-feira, 15 de junho de 2009
quinta-feira, 11 de junho de 2009
ATIVIDADES ESCOLARES
Equipes: As equipes serão suas respectivas turmas.
Tempo de duração: maio, junho, julho e agosto.
Tarefas: Algumas tarefas serão avaliadas mensalmente, outras serão divulgadas pela direção no decorrer da gincana.
Premiação: Viagem ao zoológico de São Leopoldo, com passagem e entradas pagas (o lanche será por conta do aluno). Será selecionado 3 alunos de cada turma não vencedora para ir a excursão. A seleção destes caberá a direção, professores e funcionários da escola sempre observando o progresso na aprendizagem, pontualidade, participação na gincana e nas atividades escolares e comportamento.
Punições: Os alunos com registro no caderno preto (livro de ata) serão analizados; podendo não receber a premiação se sua turma ser ganhadora.
Tarefas com pontuação:
Os alunos de cada série deverão coletar notinhas (notas fiscais); cada cupom ganhado por aluno contará 1 ponto para a turma.
Os professores darão uma nota de 5 a 10 mensalmente para cada turma, as médias dessas notas valerão o nº. de pontos por mês da turma (os professores deverão usar os seguintes critérios: aprendizagem, comportamento, participação em sua disciplina), os professores terão direito a dar nota para cada disciplina lecionada na turma.
Os funcionários (responsáveis pela limpeza da sala) também darão uma nota de 5 a 10 para a limpeza da sala, e algum outro espaço utilizado pela turma.
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TODOS TEMOS OBRIGAÇÕES
6. Atendimento individual enquanto houver trabalhos em grupos e exercício;
1. Empenhar-se no estudo durante o ano, não deixando acumular as dificuldades;
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quinta-feira, 4 de junho de 2009
PREVINA-SE
São vários os métodos anticoncepcionais, alguns deles muito falhos e outros com grande margem de segurança. Faremos uma abordagem mais minuciosa sobre os métodos mais utilizados e de maior segurança, e uma rápida passagem sobre os demais, desde os mais antigos, para que haja uma boa compreensão da forma de ação de cada um.
Pílula anticoncepcional feminina
A pílula anticoncepcional combinada é composta de dois hormônios sintéticos que funcionalmente substituem a ação dos hormônios naturais produzidos pelo ovário e ao mesmo tempo promovem inibição da ovulação. Desta forma, não há amadurecimento nem liberação de óvulos nos ovários, ou seja, não há ovulação. Apesar de haver, teoricamente, uma eficácia de 99,9% nos países em desenvolvimento, as estatísticas têm demonstrado um valor real médio de 2,6 gestações em cada cem mulheres por ano, o que indiscutivelmente representa a segurança do método.
Dispositivo intra-uterino – DIU
À primeira vista, o DIU pareceria ser um método anticoncepcional ideal, porque é altamente eficaz, não depende das relações sexuais e requer a colocação de dois em dois ou até de seis em seis anos.Diafragma
O diafragma é um chapéu de borracha que precisa ser colocado no canal vaginal de encontro ao colo do útero, usualmente revestido em seus bordos com cremes ou geléias espermaticidas. Quando bem adaptado, impede que o líquido espermático entre em contato com o muco cervical, evitando com isso que os espermatozóides penetrem no útero.
Preservativo masculino
Também chamado condom ou, popularmente, camisa de Vênus ou camisinha.Trata-se de uma capa de borracha que se apresenta enrolada num anel, também de borracha; quando desenrolado, adapta-se perfeitamente ao pênis. Mantém em geral uma pequena folga na extremidade anterior, permitindo que o líquido espermático ejaculado seja retido em seu interior. É descartável, de modo que não deve ser conservado, e a cada coito usa-se um novo preservativo. Tem vantagens higiênicas, evitando a contaminação bacteriana ou fúngica. Sua função é de aprisionar em seu interior o líquido espermático emitido durante a ejaculação, evitando sua penetração no colo do útero. É também um método muito eficiente , cujo único risco é seu rompimento.
Hormônio injetável
Uma forma prática e de ação prolongada de anticoncepção é o uso de preparados especiais de progesterona, sob forma injetável, com ação contraceptiva de 2 a 4 meses.
Trata-se de um método altamente eficiente e de longa duração, que não necessita de planejamento pré-coito e não apresenta risco de esquecimento no uso diário. É indicado para adolescentes, especialmente para aquelas que têm retardo mental, caso em que é muito difícil o acompanhamento diário e não se pode contar com os cuidados masculinos.
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COMO SURGIRAM AS FESTAS JUNINAS...
Com o cultivo da terra pelo homem, surgiram os rituais de invocação de fertilidade para ajudar o crescimento das plantas e proporcionar uma boa colheita.
Na Grécia, por exemplo, Adônis era considerado o espírito dos cereais. Entre os rituais mais expressivos que o homenageavam estão os jardins de Adônis: na primavera, durante oito dias, as mulheres plantavam em vasos ou cestos sementes de trigo, cevada, alface, funcho e vários tipos de flores. Com o calor do sol, as plantas cresciam rapidamente e, como não tinham raízes, murchavam ao final dos oito dias, quando então os pequenos jardins eram levados, juntamente com as imagens de Adônis morto, para ser lançados ao mar ou em outras águas.
Os rituais de fertilidade perduraram através dos tempos. Na era cristã, mesmo que fossem considerados pagãos, não era mais possível acabar com eles. Segundo Frazer, é por esse motivo que a Igreja Católica, em vez de condená-los, os adapta às comemorações do dia de São João, que teria nascido em 24 de junho.
Um dia, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora para contar uma novidade: estava esperando um bebê ao qual ela daria o nome de João Batista. Ela estava muito feliz por isso!
Mas naquele tempo, sem muitas opções de comunicação, Nossa Senhora queria saber de que forma seria informada sobre o nascimento do pequeno João Batista. Não havia correio, telefone, muito menos Internet e e-mails.
Sendo assim, Santa Isabel combinou que acenderia uma fogueira bem grande, que pudesse ser vista à distância. Combinou com Nossa Senhora que mandaria erguer um grande mastro com uma boneca sobre ele.
O tempo passou e, do jeitinho que combinaram, Santa Isabel fez.
Lá de longe Nossa Senhora avistou o sinal de fumaça, logo depois viu as labaredas que subiam e desciam. Ela sorriu e compreendeu a mensagem.
Foi visitar a amiga e a encontrou com um belo bebê nos braços. Era dia 24 de junho.
Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, danças e muito mais!
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PNEUMONIA
A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos.
Esta doença é muito freqüente e afeta pessoas de todas as idades. Muitas destas, anualmente, morrem por pneumonia. A metade de todos os casos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais freqüente.
A pneumonia bacteriana clássica inicia abruptamente, com febre, calafrios, dor no tórax e tosse com expectoração (catarro) amarelada ou esverdeada que pode ter um pouco de sangue misturado à secreção. A tosse pode ser seca no início.
A respiração pode ficar mais curta e dolorosa, a pessoa pode ter falta de ar e em torno dos lábios a coloração da pele pode ficar azulada, nos casos mais graves.
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