domingo, 15 de março de 2009

O NOVO SISTEMA SOLAR

Como surgiu o universo?

A teoria do Big Bang (que significa grande explosão) descreve o desenvolvimento do universo do momento imediatamente posterior ao seu surgimento até os dias de hoje. Trata-se de um dos diversos modelos científicos que tentam explicar por que o universo é da maneira que é.

O mais importante conceito, quando se fala do Big Bang, é o de expansão. Big Bang é o momento no qual toda a matéria e energia do universo estavam concentradas em um ponto e esse ponto explodiu, tudo que estava contido dentro desse espaço se afastou daquele ponto e ainda continua se afastando.

Uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.). A Via Láctea é uma grande galáxia espiral, e o Sol encontra-se num dos seus braços espirais.

O sistema solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes, e que compreende os planetas, e outros objetos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, meteoros e cometas).

O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar. Atualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas cinco planetas anões, 1.600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas.

Mercúrio é o mais próximo planeta do Sol e, portanto o primeiro dos quatro planetas rochosos do sistema solar. Ele também é o menor planeta do nosso sistema.

Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol. Recebe seu nome em honra da deusa romana do amor Vênus. Trata-se de um planeta do tipo terrestre, chamado com frequência de planeta irmão da Terra, já que ambos são similares quanto ao tamanho, massa e composição. É conhecido com Estrela D’Alva.

A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na A Terra é um planeta do Sistema Solar, sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro.. Entre os planetas do sistema, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água em estado líquido. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário conhecido que possui vida da forma a qual conhecemos.A lua é um satélite natural da Terra. A origem da Lua é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum.

Marte é o quarto planeta a contar do Sol no sistema solar, situando-se entre a Terra e a cinturão de asteróides. De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra.

Ceres é um planeta anão que se encontra no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter.
Apesar de ser um corpo celeste relativamente próximo da Terra, pouco se sabe sobre Ceres.

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e o quinto a partir do Sol. É conhecido pela Grande Mancha Vermelha e pelos seus quatro grandes satélites: Ganímedes, Europa, Io e Calisto. Júpiter é um dos planetas do sistema solar que têm anéis.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta após Júpiter, sendo um dos planetas gigantes do Sistema Solar. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Saturno é um planeta gasoso de cor azulada.

Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar, situado entre Saturno e Netuno. Urano tem anéis que não podem ser vistos a olho nu,tem característica de cor azul-esverdeada .Tem 27 satélites ao seu redor e um fino anel de poeira.

Netuno é o oitavo planeta do Sistema Solar, desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta-anão, é o último, em ordem de afastamento a partir do Sol. Netuno recebeu o nome do deus romano dos mares.

Plutão é um planeta anão do sistema solar. Possui um satélite maior chamado Caronte e dois menores.

Haumea é um planeta anão, possui dois pequenos satélites naturais. Apesar de ter sido descoberto em dezembro de 2004, só em 18 de setembro de 2008 é que se confirmou tratar-se de um planeta anão, recebendo então o nome da deusa havaiana do nascimento e fertilidade.

Makemake, é o terceiro maior planeta anão do Sistema Solar Não possui satélites conhecidos. Makemake recebeu o nome do criador mítico da humanidade segundo os rapanui, nativos da ilha de Páscoa.

Éris o maior planeta-anão do sistema solar e quando foi descoberto, ficou desde logo informalmente conhecido como o "décimo planeta", devido a ser maior que o então planeta Plutão. Éris é a deusa da discórdia. O planeta anão foi chamado assim porque a sua descoberta lançou a discórdia entre os astrônomos quanto à definição de um planeta e causou, indiretamente, a descida de estatuto de Plutão.

0 comentários: