quinta-feira, 11 de junho de 2009

TODOS TEMOS OBRIGAÇÕES



PROFESSOR:
1. Sondagem e diagnóstico;
2. Retomada do conteúdo anterior;
3. Esclarecimento de dúvidas;
4. Orientação sobre avaliações no componente curricular
5. Aprofundamento dos conteúdos desenvolvidos;
6. Atendimento individual enquanto houver trabalhos em grupos e exercício;
7. Correção sistemática de testes e trabalhos;
8.Informações aos pais sobre a evolução do educando através da supervisão pedagógica ou titular da turma (professor conselheiro).

ALUNO:
1. Empenhar-se no estudo durante o ano, não deixando acumular as dificuldades;
2. Cumprir com dedicação os deveres escolares, assistindo com interesse e disciplina às aulas;
3. Realizar as atividades de tema de casa que serve de complementação ao trabalho da sala de aula;
4. Esclarecer todas as dúvidas durante o desenvolvimento da aula para melhor compreensão dos conteúdos ministrados;
5. Ter consciência de que à escola e ao professor cabe oferecer os meios, mas os resultados dependem fundamentalmente do grau de comprometimento, dedicação e, especialmente, estudo;
6. Tomar a iniciativa de procurar o professor para o conhecimento de dificuldades não percebidas, já que é sujeito ativo de aprendizagem;
7. Ter freqüência nas aulas e, especialmente, nos expedientes suplementares oferecidos para suprir deficiências de aprendizagem;
8. Inteirar aos pais orientações e/ou comunicações recebidas do/a professor/escola, bem como suas faltas;
9. Comprometer-se com a busca de soluções para superação de suas dificuldades.

FAMÍLIA:
1. Acompanhar o aluno ao longo de todos os trimestres nas aulas e, especialmente, nos expedientes suplementares oferecidos para suprir deficiências de aprendizagem;
2. Manter-se em contato com o professor conselheiro e/ou do componente curricular para inteirar-se da postura de aprendizagem durante as aulas;
3. Monitorar a freqüência do filho quanto ao cumprimento de seus deveres escolares e a presença em atividades especiais para as quais tenha sido convocado;
4. Atuar em apoio ao professor no sentido de valorizar a execução das tarefas solicitadas como tema de casa;
5. Cobrar do filho a obrigação da entrega de comunicações da escola e/ou professor, bem como resultados dos instrumentos de avaliação (testes, trabalhos, temas, etc.);
6. Ter consciência de que o sucesso é desejado por todos mas, por mais que a escola/professor se empenhem, o resultado depende também de comprometimento do aluno com o estudo e do acompanhamento dos pais/responsáveis.

1 comentários:

before the storm disse...

ooi Prof Daay... teu blog tá mto legal!!! ;) tee amoo ♥